sábado, 18 de julho de 2009

MOTIVAÇÃO

A cada manhã, foque seus objetivos. Isso manterá você motivado, determinado para chegar onde deseja. Mas, crie objetivos a curto, médio e longo prazo. O segredo é a motivação.
Eduard Deci e Richard Ryan são professores do departamento de clínica e ciências sociais em psicologia da Universidade de Rochester nos Estados Unidos. Eles criaram em 1980 a “teoria da autodeterminação”.
Essa teoria é baseada no comportamento humano. São classificadas três necessidades psicológicas primárias e universais: - autonomia, capacidade, relação social.
O filme “o poder alem da vida”, sintetiza bem essa teoria. Reflexões sobre o cotidiano. Preconceitos. Medos. O ginasta retratado no episódio vivencia esses conflitos. A autonomia é a autodeterminação de superar suas deficiências.
Capacidade é enfrentar os problemas, se preparar para atingir seu objetivo. E a relação social é saber lidar com tudo isso e conviver com seus companheiros de treino, sem julgá-los.
É essa autodeterminação que fez com que enfrentasse o desafio dos 21 K do Circuito Montanholi após o acidente no ano passado no quilometro doze, que me obrigou a interromper a prova com várias escoriações nas pernas, braços, corte interno na boca (na ocasião usava aparelho nos dentes). Tudo isso em seis meses já estava superado. Mas até hoje a cada passada sinto dores nos joelhos devido ao forte impacto nas pedras. Mesmo assim, fui lá, fiz o percurso - correndo. Oitenta atletas completaram a prova, duas mulheres e 25 homens abaixo das duas horas.
Um dos fatores mais importantes para o “sucesso na corrida, não é o corpo - mas a mente”.

Nenhum comentário: