sexta-feira, 17 de julho de 2009

Cross-Country: cuidados para participar com segurança

O cross-country (corrida pelos campos) originou-se na Inglaterra, no começo do século 19. Era um jogo chamado "caça ao coelho" ou "caça ao papel", em que o corredor, ou grupo, tinha que marcar uma trilha com pedaços de papel e fazer o circuito completo sem errar.
Em 1962, a Federação Internacional de Atletismo (IAAF) formula as regras para a prova masculina e feminina.
Não há uma distância oficial, mas a IAAF estipula 12.000 metros a distância mínima para provas masculinas internacionais e de 2.000 metros a 5.000 metros para as femininas. As provas são disputadas individualmente e por equipes, que podem ser formadas de 5 a 9 atletas.
Desde sua primeira edição em 1973, na cidade de Waragerm, na Bélgica, até a última edição em Aman, na Jordânia, foram realizadas trinta e sete edições.

Cuidados para este tipo de prova

Tênis: para cada tipo de piso, exige-se um tênis adequado, por exemplo: em Campeonatos Mundiais realizados em hipódromo (grama), os atletas costumam usar sapatilhas com pregos de até 15 milímetros para maior aderência ao piso. Se o piso for em terra, deve-se dar preferência a um modelo com solado que tenha pequenas saliências (tipo cravos) para evitar escorregões. O uso de modelos de competição com solado liso é inadequado para este tipo de prova. Em circuitos com muitas subidas e descidas, se o atleta estiver com peso acima de 70 quilos, pode optar por um tênis com mais acolchoamento (mas não muito alto) devido ao forte impacto das descidas - que pode ser superior a quatro vezes o seu peso (280 kg de impacto em cada pé). Para circuitos à beira-mar (cross-sand) vale a mesma recomendação para o tipo de tênis usado em terra, porém deve ser leve, pois com a areia molhada ou seca o tênis tende a ficar mais pesado.

Meias: devem ser usadas sempre para qualquer tipo de piso, como proteção extra para evitar atrito. Prefira as de coolmax, dri-fit de fácil absorção do suor (de cano curto), facilitando a troca de oxigenação com o meio externo.

Aquecimento e alongamento: devem ser iniciados no mínimo 50 minutos antes da prova, reservando: - 20 minutos para alongamentos específicos priorizando, joelhos, articulações do tornozelo, coluna, pescoço, virilha e panturrilha. Faça uma corrida de aquecimento (ritmo bem lento) em percurso plano: em torno de 20 minutos. Se o circuito da prova for em subida (vale fazer 10 minutos no percurso para reconhecimento). Após a corrida de aquecimento, fazer 4 a 6 corridas mais aceleradas de 50 a 100 metros para elevar a freqüência cardíaca e prepara-lo para a prova. Jamais em sprint máximo. Faça essa corrida enfatizando a amplitude de suas passadas. Ao término da prova: novamente um trote de 5 a 10 minutos para desaquecimento e mais 20 minutos de alongamentos.

Atenção redobrada em circuitos com trilhas: caso a prova tenha muitos participantes querendo passar ao mesmo tempo pelo mesmo lugar e que dificulte a sua visão do piso. Espere até poder visualizar onde poderá estar pisando, para evitar o desconforto de uma torção, obrigando-o a interromper a prova.

Estratégia para o cross-country: em Campeonatos Mundiais que vale a estratégia da equipe, é comum vermos dois ou três atletas de um mesmo país comandar a provar (ditar um ritmo muito forte) com o objetivo de atrapalhar o ritmo dos adversários, como fazem os atletas do Quênia. O vencedor somente aparece no final. Já para as provas populares em que são realizadas em circuitos (voltas de 2.000 metros até 6.000 metros em circuito longo), deve-se ter o cuidado de saber dosar o ritmo inicial, uma vez que em circuito você terá que passar várias vezes e fazer curvas fechadas, exigindo desaceleração. Nas provas realizadas em bosques ou campos, existem valas e troncos de arvores que você terá que ultrapassa-los (saltando de preferência), solicitando força para impulsão.

Alimentação e hidratação: as provas de cross-country exigem mais dos atletas, além de uma preparação especial, vale também uma atenção maior para a alimentação que pode ser composta de alimentos de fácil digestão (no dia da prova) e se hidratar ao máximo até momentos antes da largada. Tenha o cuidado de não ingerir alimentos gordurosos nos dias que antecede a prova. Prefira os carboidratos simples, como: massas, pães, batata, milho e frutas.

Use protetor solar: neste tipo de prova (local) e pelo horário (sempre próximo ao meio dia), vale usar um protetor solar.

Wanderlei de Oliveira
Foto crédito:
IAAF - Getty Images

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