quarta-feira, 1 de julho de 2009

Educação através do esporte

“No esporte como na vida, às vezes se ganha, às vezes se perde. O importante é o próximo desafio.” Cresci com essa filosofia inspirado pelo meu pai Olavo de Oliveira que era um esportista nato. No início de 1980 fui convidado pelo comendador Evald Gomes da Silva presidente da Federação Paulista de Atletismo, para trabalhar na entidade que estava inaugurando sua sede na Rua Joinville no Ibirapuera. Esse foi um dos períodos mais importantes da minha formação como profissional e ser humano. Lá, conheci pessoas fantásticas com a qual aprendi muito e uma delas foi o coronel Sebastião Alberto Corrêa de Carvalho, professor de atletismo da Escola de Educação Física da Polícia Militar e técnico de vários atletas que representavam nosso país em provas internacionais. Seu pupilo de maior destaque foi José Romão Andrade da Silva, recordista de várias provas de meio-fundo e fundo nos anos 70. O comendador Evald era um admirador do coronel Corrêa, que foi vice-presidente e depois eleito presidente da FPA de 1982 a 1984.

Fiquei surpreso e emocionado ao receber esta nota que é uma honra colocar no site, aproveito também para expressar meus agradecimentos ao grande mestre Sebastião Alberto Corrêa de Carvalho.

Amigo Kinoshita,

Amigos do Atletismo,

Ao receber a mensagem do “Mário”, fui até o site do Wanderlei e não resisti à tentação de matar a saudade dos “velhos tempos”. Espero que, como o Miltão, a quem agradeço por ajudar-me a reencontrar vários atletas dessa época, para uma atividade preparatória do centenário da Escola de Educação Física, na última sexta feira, vocês possam participar das próximas que ocorrerão até o dia do centenário.

A propósito, divido com todos a minha satisfação ao ler os textos do Wanderlei, que me provocaram a gana de escrever a nota abaixo, que deixei gravada por lá.

Grato pela oportunidade e um grande abraço a todos!

Sebastião Alberto Corrêa de Carvalho

Presidente do Distrito Brasil - Panathlon International


“Amigo Wanderlei, depois de tantos anos (no mínimo, 18 ou 20!) venho reencontrá-lo através deste milagre da internet (foi o Kinoshita quem me mandou a proposta de VIAGEM DE FÉRIAS) e fico-lhe muito grato pela “hora da saudade” que me proporciona, ao remeter-me suas informações. Li todos os posts aqui expostos e me senti retornando aos dias felizes e heróicos em que tive a honra de conviver diariamente com os atletas da Polícia Militar. Particularmente, falaram ao meu coração e aos meus olhos o “teste de 3000 metros”, que aplicamos com sucesso a todos os PM candidatos a ingressarem na equipe em construção na Escola de Educação Física (Escola pioneira do Brasil, que vai completar 100 anos em 8 de março de 2010); a sua palestra no CAES para as Policiais Femininas, no dia 12 de maio, fazendo-me lembrar a então Sgt Isabel Chaves e a atual, Claudia Aparecida Adolfo (à época uma menininha em torno de 10-11 anos de idade!); o “cross sand” que, na primeira ida (e em todas as outras) à Praia Grande ainda não tinha esse nome sofisticado, mas foi verdadeira festa, fazendo nossos marmanjos de 20 a 30 anos voltar à infância (1967); a “superação”, que vimos acontecer muitas vezes ao longo de mais de dez anos de rica aprendizagem, com pessoas especialíssimas como Benedito Fermino do Amaral, Luiz Fernando Caetano, Orides Alves, José Romão Andrade da Silva, Aloisio de Araujo, Darcy Leão Pereira, Francisco Alves de Barros, Benedito Valdemar Adolfo (Pai da Cláudia) Luiz Carlos Ananias, José do Desterro Silva, Norival Divino, Nelson Gomes da Silva, Valdemar Dantas de Souza, João e José Marques, Carmo de Campos, Agostinho Moreira Chaves, Joel de Carvalho Rocha, João Roberto de Souza, para só falar de alguns corredores que seu trabalho evoca em minha memória; e, para coroar, o “ver para crer” com a imagem da Pedra Grande na Cantareira, nosso lugar preferido de treinamento, ao lado do Arboreto de Vila Amália, cujo silêncio e imensidão me permitiam um saudável e praticamente diário encontro com a natureza exuberante do lugar! Parabéns e muito obrigado!”

Wanderlei de Oliveira

Foto crédito: Fernanda Paradizo

Um comentário:

Douglas Dantas disse...

Eu Valdemar Dantas de Souza, atleta da Escola de Educação Física na década de 60, guardo lembranças inesquecíveis do período em que participei da equipe de atletismo chefiada pelo Sr. Coronel Alberto Correia de Carvalho.

Agradeço muito pela homenagem prestada pelo Coronel, aos meus colegas contemporâneos e ao Vanderlei de Oliveira pela oportunidade de relembrar alguns dos feitos da grande equipe da gloriosa "Força Pública do Estado de São Paulo".