sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Primavera no Parque do Ibirapuera


A primavera é uma das estações mais esperada e festejada no ano.

O Parque do Ibirapuera em São Paulo é uma das maiores áreas verdes da capital e a preferida do paulistano para a prática da caminhada e corrida matinal.

Lá também são encontradas mais de cem espécies de pássaros.

Um dos mais bonitos é o cardeal. Uma das aves que estão em risco de extinção.

Na época da colonização o Parque do Ibirapuera foi uma área alagadiça que abrigava uma aldeia indígena. Na língua tupi, ibirá significa árvore e puera, o que já foi: - árvore apodrecida. Na década de 20, o prefeito da cidade de São Paulo, José Pires do Rio, pensou em transformar o local em um parque como o Bois de Boulogne em Paris na França, o Hyde Park em Londres na Inglaterra e o Central Park em Nova Iorque nos Estados Unidos. Manuel Lopes de Oliveira o “Manequinho Lopes”, um apaixonado por plantas, iniciou em 1927 o plantio de centenas de eucaliptos australianos com objetivo de drenar o terreno e eliminar o excesso de umidade.

Inaugurado no dia 21 de agosto de 1954 no IV Centenário de São Paulo, foi lá que meus pais Olavo de Oliveira e Tereza Campos de Oliveira se conheceram. A área total é de mais de 1,5 milhão de metros quadrados de verde. Projetada pelo famoso arquiteto Oscar Niemeyer e paisagismo de Roberto Burle Marx. Várias atrações podem ser acompanhadas no Museu de Arte Moderna, Planetário, Pavilhão da Bienal, Pavilhão Japonês.

Para o diretor de arbitragem da Federação Paulista de Atletismo e corredor Francisco Ferreira, foi uma surpresa agradável treinar na Praça da Paz, “parece que estamos correndo em um campo de golfe”, comentou.

Entre as várias atrações do Parque do Ibirapuera estão: Museu de Arte Moderna, Planetário, Pavilhão da Bienal, Pavilhão Japonês e shows de vários artistas, orquestras, exposições aos finais de semana.

Esta é nossa simples homenagem ao dia de São Francisco de Assis, que faleceu no dia 3 de outubro de 1226. Patrono dos animais e do meio ambiente.

Wanderlei de Oliveira

Um comentário:

JaimeRR disse...

Grande lembrança, Wanderlei.

São Francisco de Assis, o Parque do Ibirapuera e os "bichos" que o habitam ou o frequentam merecem essa homenagem.

Parafraseando os Secos & Molhados, VIVA O "PARQUE NOSSO DE CADA DIA" !
... DIA APÓS DIA SUPORTANDO AS NOSSAS PASSADAS E OS NOSSOS SONHOS...