quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Atletas bem rodados

LSD

Não se assustem. Não é nenhuma droga alucinógena.
LSD é a sigla do long slow distance (longa distância lentamente), método de treino criado pelo técnico neozelandês Arthur Lydiard nos anos 60. Lydiard, antes de aplicar com seus atletas que fizeram sucesso nos Jogos Olímpicos, testou em si próprio, uma vez que era gordo e se considerava totalmente fora de forma. Assim ele conseguiu ganhar resistência, melhorar o sistema cardio-respiratório e condicionamento físico, a ponto de participar de competições de longa distância como a maratona (42.195 metros). Com o tempo, ele introduziu os treinos de velocidade para aprimorar seu sistema anaeróbio. Apesar de seus atletas serem corredores de 800 e 1500 metros rasos, eram capazes de correr provas de 10 e 21 quilômetros fora da temporada competitiva. Esse fato acrescentava um valor especial na final das principais competições como os Jogos Olímpicos onde os atletas treinados por Lydiard corriam forte os últimos 400 metros devido aos longos treinos de resistência aeróbia.

Bem rodado

Muitos acharam um exagero quando postei que até o momento já atingi mais de 75 mil quilômetros. Pasmem! O José Luiz Barbosa, o nosso Zequinha, 47 anos, atleta olímpico e campeão mundial indoor dos 800 metros rasos em 1987 nos Estados Unidos, em vinte e três anos de carreira de alto nível, comentou que seu técnico o Luiz Alberto de Oliveira, tem registrado mais de cento e setenta e seis mil quilômetros rodados. Como o próprio Zequinha afirmou: “isso porque eu corria 800 metros, imagina o Haile Gebresalie, 35 anos, atual recordista mundial da maratona”. Zequinha possui a melhor regularidade da história dos 800 metros, correu 17 vezes na casa de 1min43 e 44 vezes em 1min44. Seu melhor resultado é de 1min43seg08.

No sábado quando fui retirar o kit para os 10 K Santos Dumont que seria realizado no domingo dia 12 em Santana, no Campo de Marte, encontrei o José João da Silva, 53 anos, organizador da prova, bicampeão da São Silvestre (1980 e 1985), ex-recordista brasileiro dos 5 e 10 mil metros em pista e rua. Ao me ver comentou entre todos os presentes que eu era o atleta em atividade mais antigo do Brasil, que tinha muitos quilômetros rodados. Mas o principal foi vê-lo feliz por saber que iria participar da prova. Abraçou-me e disse que em 2013 chegará aos 300 mil quilômetros.

O Zé João e o Zequinha, além de excepcionais atletas, grandes amigos, são pessoas maravilhosas!

O atletismo brasileiro e mundial sente orgulho pelas suas conquistas.

Parabéns a eles que são professores e a todos os mestres.

Wanderlei de Oliveira

Um comentário:

Jorge Cerqueira disse...

Prof. Wanderlei parabéns pelo dia do mestre e parabéns por ser uns dos corredores mais antigos do Brasil que Deus te ilumine e te abençoe e que vc continue nos alimentando com boas fontes de informações sobre corridas.

Um forte abraço e continuação de boas passadas.

JORGE CERQUEIRA
www.jmaratona.blogspot.com