quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Em ritmo de meia

Você que está treinando duro para enfrentar a Meia maratona do Rio de Janeiro, no dia 12 de outubro, e ainda não conhece alguns detalhes da prova, reunimos aqui algumas dicas que podem ajudá-lo a estabelecer uma estratégia para o dia D.

Cuidado com o início: A prova começa em subida, em São Conrado, na Avenida Niemeyer. São 2 km subindo e mais 3 km descendo. É mais prudente não forçar o ritmo. Desça o morro com calma e deixe que os mais apressados o ultrapassem.

Água para dentro: O primeiro posto de água da prova é no km 4 e depois você terá água à disposição a cada 2 km. Não descuide da hidratação um só momento, até porque existe uma grande possibilidade de estar muito quente e úmido no dia, já que estaremos na Primavera. E sua perda será muito maior, comprometendo não só sua performance, mas principalmente sua saúde. Programa-se para tomar seu gel de carboidrato junto com os postos de água, conforme seus hábitos pessoais.

Correndo na praia: Quando atingir o Aterro do Flamengo, no km 14 da meia, vai estar correndo beirando a praia, onde o visual é magnífico. Se você forçou muito no início, pode começar a pagar o preço exatamente nesse local. Mantenha a calma e diminua se necessário, até que se sinta melhor. Se conseguiu segurar o ritmo na primeira metade da prova, é provável que nesse ponto comece a colher os frutos de uma boa performance. O apoio do público é contagiante.

Avistando a chegada do lado de lá: Um dos pontos críticos da prova, principalmente para quem forçou muito no início, é correr na Praia do Flamengo e ver no lado oposto os atletas mais rápidos cruzando a linha de chegada. Isso acontece a partir do km 15. E o pior de tudo é que você não consegue visualizar o retorno, que só acontece no km 19. Concentre-se na prova, sem se preocupar com os atletas que estão do outro lado, à sua frente. São altos e baixos que você deverá saber administrar.

Só mais 2 km para o final: Agora sim você atingiu o outro lado da via e está correndo em direção à chegada. Faltam apenas 2 km para o final e, se estiver bem, é o momento de apertar o passo para tentar ganhar alguns minutinhos no tempo final.

Cruzando a linha de chegada:
Ao finalizar a prova, não pare completamente. Continue andando e respirando pausadamente até que sua freqüência cardíaca volte ao normal. Ao menor sinal de desconforto, procure o serviço médico. De resto, hidrate-se bem, troque a roupa molhada e comemore a conquista.

Escrito por: Fernanda Paradizo, Nike Blogger / colaboração de Wanderlei de Oliveira, Federação Paulista de Atletismo

http://www.nikecorre.com.br/2008/09/24/em-ritmo-de-meia/

Nenhum comentário: