segunda-feira, 13 de outubro de 2008

5.000 metros de tempo-run

O tempo-run é um método moderno de treinamento, onde se estabelece a distância a ser percorrida e os tempos de passagens por quilômetro.
Exemplo: 5.000 metros em pista de forma contínua (sem paradas).
É um excelente treino para se trabalhar com monitor cardíaco como auxílio no controle da freqüência cardíaca e ritmo de corrida.

AVALIE SEU CONDICIONAMENTO FÍSICO
O melhor indicativo de sua atual condição física: - sempre será o seu desempenho nos treinos. Observe o seu comportamento no TEMPO RUN de 5.000 metros.
· Os primeiros 2.5 K tem que ser igual ou mais rápido (no máximo 30 segundos) em relação à segunda metade.
· Se você iniciar muito rápido, corre o risco de parar nos próximos quilômetros.
· Caso esteja correndo mais rápido em treino (tempo real) do que nas provas, é sinal de que esta fazendo algo errado (verifique o tempo estipulado e consulte seu técnico). Conduza o seu treino com inteligência caso esteja correndo em temperaturas altas e umidade relativa do ar superior a 80%, fatores determinantes para uma possível queda no rendimento.

Esse tipo de treino além de ser uma excelente referência para as próximas competições, mostra o nível de concentração do atleta durante o teste, o que fatalmente será transferido para a prova.

CORRA COM O RELÓGIO NAS PERNAS
Esta expressão do famoso técnico português, Mário Moniz Pereira (técnico de Carlos Lopes, campeão e ex-recordista olímpico com 2h09min e Fernando Mamede, ex-recordista mundial dos 10.000 metros), simboliza bem o sentido exato de se ter a noção do ritmo que se pretende desenvolver em uma competição. Um exemplo recente dessa da importância de ser ter o controle do ritmo foi do etíope Haile Gebrselassie de 35 anos que pela primeira vez na história da maratona (42.195 metros) melhorou o resultado para 2h03min59, na Maratona de Berlim realizada em setembro. Suas parciais na meia maratona foram de 1h02min04seg e 1h01min55seg, ou seja, apenas 9 segundos mais rápido na segunda metade.

Wanderlei de Oliveira

Nenhum comentário: