sábado, 31 de janeiro de 2009

Cross-send no Guarujá

Guarujá (SP) – Em 1984 a convite do jovem atleta Marcelo Holcberg, fomos para um treino no Guarujá, litoral de São Paulo, a 82 quilômetros da capital. Nos reuníamos no “centrinho” da praia das Pitangueiras defronte ao prédio onde seus pais, Bernardo e Ivone passavam os finais de semana. Marcelo Holcberg sempre alegre e festivo, dizia antes do treino: “Guarujá Len, Guarujá Tur”, se referindo a concentração de Judeus na praia das Pitangueiras e de Turcos na praia da Enseada. Essa era uma forma de brincar com as comunidades. O Guarujá é de todos os povos. Era comum fazermos 18 quilômetros que é a distancia de ponta a ponta, ida e volta. Enseada são seis quilômetros, Pitangueiras dois quilômetros, Astúrias um quilometro. Para não ficar nenhuma dúvida se as distâncias são corretas entre as praias, fazíamos a subida do “Morro do Maluf”, que separa as praias da Enseada e Pitangueiras, o que da mais 600 metros entre subir e descer. O Marcelo Holcberg hoje vive em Miami nos Estados Unidos, onde é um respeitado técnico de triatlo.

Patinhar à beira-mar
Essa expressão era usada pelo professor Mário Moniz Pereira, técnico do Sporting Club de Lisboa em 1987 quando levava a equipe de atletas para treinar na Praia de Carcavelos próximo a Lisboa, Portugal. Entre eles estavam o recordista mundial dos 10.000 metros em pista Fernando Mamede (27min13) e os irmãos Castros (Domingos e Dionísio) que começavam a despontar como grandes corredores de longa distância.
Corremos na praia, próximo d´água, onde a areia é mais firme, que facilita o deslocamento. O percurso é plano. Diferente de muitas praias de tombo (inclinadas), o que é ruim para tornozelos, bacia, coluna. Se isso não for possível evitar, o melhor é ir e voltar na mesma praia para compensar o equilíbrio e alinhamento do corpo. Depois é claro, temos o direito a um belo banho de mar e sol para recuperar as energias. Praticar o cross-send é uma ótima pedida para melhorar o condicionamento físico e relaxar em contato com a natureza.

362 quilometros em 31 dias
O mês de janeiro de 2009 chega ao fim. Escolhemos a praia para fechar com chave de ouro os 31 dias com 362 quilometros percorridos. A média subiu para 11,7 quilômetros por dia. O acumulado desde 1966 quando iniciei na prática do atletismo esta em 76.500 quilômetros. Uma volta ao redor da Terra tem 39.840 quilômetros pela linha do Equador.

Wanderlei de Oliveira
Foto crédito para Patricia Vismara

Nenhum comentário: