segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Encontro dos melhores

No último final de semana a cidade de Stuttgart na Alemanha foi o palco do encontro dos melhores atletas do ranking internacional na Final Mundial de Atletismo.

O prêmio para o vencedor em cada prova era de trinta mil dólares e de cem mil dólares para quem estabelecesse o recorde mundial.

A única atleta a conquistar o prêmio máximo foi a tcheca Barbora Spotakova, 27 anos, medalha de ouro no lançamento do dardo nos Jogos Olímpicos de Pequim, que no sábado dia 13 lançou 72 metros e 68 centímetros superando o recorde mundial de 71,70 metros que pertencia a cubana Osleidys Menéndez desde 2005. Spotakova é uma atleta versátil capaz de correr 100 metros com barreiras, 200 metros rasos, 800 metros, salto em distância, salto em altura e o heptatlo (100 metros com barreiras, salto em altura, arremesso de peso, 200 metros rasos, salto em distância, lançamento de dardo, 800 metros).

Brasileiros na Final Mundial

Sem a presença da russa Yelena Isinbayeva, 26, bicampeã olímpica e recordista mundial do salto com vara (5m05), a brasileira Fabiana Murer recordista sul americana com 4m80, saltou 4m50. A vencedora foi a atleta alemã Silke Spiegelburg, de apenas 22 anos com 4m70, seu recorde pessoal; seguida da russa Svetlana Feofanova,28, bronze em Pequim com 4m75 que tem como melhor resultado 4m88. A terceira colocada também com a mesma marca foi a polonesa Monika Pyrek, 28, quinta colocada em Pequim com 4m70, igualando seu melhor resultado.

Já o brasileiro Jadel Gregório, 28, sexto colocado no salto triplo nos Jogos Olímpicos de Pequim foi o segundo colocado com 17m09 na prova disputada no sábado com a vitória do campeão olímpico o português Nelson Évora, 24, que saltou 17m24.

No domingo a triplista gaúcha Gisele de Oliveira, 28, com 13m55 no primeiro salto foi a oitava colocada que teve como vencedora a russa Anna Pyatykh com 14m78 no seu terceiro salto e a medalha de prata ficou com sua compatriota Tayana Lebedeva, 32, com 14m63. Lebedeva também foi prata no triplo e no salto em distância nos Jogos Olímpicos de Pequim e medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Atenas em 2004 no salto em distância com 7m07. Seus melhores resultados são: - 7m33 na distância e 15m34 no triplo.

Não adianta chorar

Após perder um milhão de dólares na Golden League a croata Blanka Vlasic, 24, foi a vencedora do salto em altura com 2m01. A belga Tia Hellebaut, 30, medalha de ouro em Pequim e a responsável por deixar Vlasik sonhando com o milhão de dólares. Blanka Vlasic precisava vencer a última prova, pois ela já havia conquistado cinco etapas do Gran-Prix: - Berlim na Alemanha, Oslo na Noruega, Roma na Itália, Paris na França, Zurique na Suíça e a última etapa em Bruxelas na Bélgica no dia 5 de setembro. Vlasic que é treinada por seu pai Josjo, um ex-decatleta que após vencer o Campeonato Mediterrâneo em Casablanca no Marrocos em 1983, em homenagem a conquista resolveu batizar sua filha de Blanka. Seu pai chegou a saltar 2m03. Blanka também é assessorada por Bojan Marinovic que tem como melhor resultado 2m12. Das 39 provas da qual participou, venceu 37.

A queniana Pamela Jelimo de apenas 18 anos de ganhou um milhão de dólares pela conquista da Golden League, competição organizada e criada em 1998 pela IAAF – Associação Internacional das Federações de Atletismo, com objetivo de reunir na Europa os principais atletas do mundo na atualidade, também venceu os 800 metros na Final Mundial em Stuttgart na Alemanha.

“Nem sempre é o melhor atleta que vence uma competição, mas o que esta melhor preparado”.

Wanderlei de Oliveira

Nenhum comentário: