quinta-feira, 19 de junho de 2008

Mulheres corredoras – Como tudo começou



Desde que a americana, Kathrine Switzer, correu a Maratona de Boston em 1967, disfarçada de homem, e quebrou o tabu, de que as mulheres “não tinham força e resistência para correr os 42.195 metros", as mulheres não pararam mais de aderir ao movimento de saúde e qualidade de vida, através da caminhada e corrida.

A primeira maratona olímpica feminina foi realizada em 1984, em Los Angeles, e a vencedora foi à norte-americana, Joan Benoit Samuelson.

Tanto Kathrine Switzer, diretora da Avon e criadora do Circuito Mundial de Corridas da Avon, que teve início nos anos 80 e, Joan Benoit Samuelson, empunharam a bandeira de levar avante os benefícios da prática da corrida para as mulheres, com o objetivo de eliminar o sedentarismo e a promover a saúde.

Por vários anos ao redor do mundo, nas principais capitais, foram realizadas a AVON RUNNING, circuito com provas de 10 K de corrida e 5 K de caminhada.

Em 1998, período de maior crescimento da Avon Running mais de 200.000 (duzentas mil) mulheres participaram do evento.

Wanderlei de Oliveira

Um comentário:

Jorge Cerqueira disse...

Wanderley, boa noite parabéns pelo blog, ele está muito intrutivo é isso ae. Desejo que o Sr. Jesus Cristo lhe abençoe para continuar fazendo esse lindo trabalho.
Tenha uma ótima semana.
Jorge Cerqueira
www.jmaratona.blogspot.com