sábado, 7 de junho de 2008

BASTIDORES DA GASTRONOMIA


A corrida além de um excelente esporte, também é cultura, lazer, gastronomia e diversão.
Na belíssima manhã de outono de sábado na cidade turística de Campos do Jordão realizamos o treino de resistência aeróbia. O alongamento foi comandado pela educadora Mônica Peralta, que esta prestes a assumir um novo nome de batismo como mestre de Kundaline Yoga. O grupo formado por várias mulheres, iniciantes e algumas experientes que tiveram a oportunidade de conhecer um dos lugares mais bonitos de Campos do Jordão, considerada a Suíça brasileira. O circuito teve início no Palácio Boa Vista (residência de inverno do Governador de São Paulo) na Avenida Alto da Boa Vista até o Pico do Atalaia (1.900 metros de altitude) e retorno para o Palácio. Os iniciantes caminharam e alternaram corridas lentas em um total de 8 quilômetros. Já os corredores em treinamento fizeram 15 quilômetros como preparação para o VII Circuito Montanholi que será realizado no dia 21 deste mês em Morungaba, interior de São Paulo.

Curiosidades de Campos do Jordão
O Palácio Boa Vista em forma de castelo no estilo Mary Tudor, foi projetado pelo arquiteto Jorge Ptzrembel em 1939, porém, foi inaugurado em 21 de julho de 1964. Sua decoração é feita com mobília antiga, possui valiosas obras de artistas contemporâneos como Portinari, Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral e Rebolo, além de pratarias catalogadas, objetos religiosos e raras tapeçarias.

Sopa de romã, dica do maître.
O maître Oswaldo Silveira, 78, autor do livro “Bastidores da Gastronomia”, fez uma narrativa do best seller “Sopa de romã” da editora Jaboticaba. O livro é um romance escrito pela iraniana Marsha Mehran com tradução para o português de Nina Horta, proprietária do buffet Ginger aqui em São Paulo e também autora do best-seller “não é sopa, de 1996 da Companhia de Letras”.Ficou com água na boca? Então aproveite para fazer uma visita ao senhor Oswaldo Silveira de quarta a domingo no chiquérrimo restaurante Charpentier do Hotel Frontenac em Campos do Jordão.
Silveira é pentacampeão dos 10 K da Tribuna de Santos, segundo lugar na Maratona de Nova York em 2007, e foi um dos destaques da Escola de Samba Mocidade Alegre neste carnaval na ala da gastronomia, que reuniu vários chefes famosos.

Truite de La Montagne
Para saborear uma boa truta, não é preciso subir a Serra da Mantiqueira. Há excelentes restaurantes em São Paulo.Mas, para degustar a “truite de la montagne” uma novidade do maitrê somente em Campos do Jordão.O prato de entrada é uma iguaria, truta grelhada ao molho de ervas finas com rúcula, agrião, endívias. Acompanhado de um delicioso vinho branco.Como prato principal, uma outra surpresa: - o risoto dos mestres (arroz italiano, ervilhas, champion, tomate seco, favas).Tivemos a honra de sermos os primeiros a conhecer a mais nova criação do famoso maître.
Très Chic!

Wanderlei de Oliveira

Nenhum comentário: