sexta-feira, 13 de junho de 2008

Geração flex


Há quinze anos as montadoras nacionais apostaram nos carros com motores que consomem álcool e/ou gasolina. O flex. O Brasil, com sua diversidade de riquezas naturais, sai vitorioso na batalha de preservação do meio ambiente e já este ano pode superar a frota de veículos flex dos Estados Unidos. Em 1991, foram os americanos que lançaram esse tipo de automóvel, Com a crise do petróleo e a dependência da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), formada pelos países do Golfo Pérsico - Irã, Iraque, Kwait e Arábia. No final de 1975 o governo do Brasil lançava o programa Proálcool, depois da crise do petróleo de 1973. Foi a época em que o piloto de Fórmula 1 Émerson Fittipaldi corria com o Copersucar. É um erro pensar que os carros flex são “bicombustíveis”. Só pode ser qualificado bicombustível um carro abastecido por gás natural ou por gasolina, em que cada veículo tem seu próprio reservatório do combustível específico.
Com a campanha nacional de proibição de venda de bebidas alcoólicas nas rodovias, é comum vermos jovens apostando quem é o mais “fortão” e é capaz de “beber” mais. Mais vodka, mais uísque, mais cerveja, mais cachaça. Vinho é bebida de tiozão. De estômago vazio, isso vira uma bomba. Eles acham que funcionam como energético para impressionar os amigos e as namoradas.Puro engano! O que pode acontecer é destruir a saúde, a vida. Além de dar muita dor de cabeça no dia seguinte.
É também falsa a idéia de que “beber” só um pouquinho – relaxa. O primeiro efeito é a euforia, desinibição. A segunda, depressão falta de coordenação motora, sono e coma alcoólico. Seu uso freqüente degenera vários órgãos do corpo humano, estômago, fígado, coração e cérebro. As doenças mais graves apresentadas são cirrose, gastrite, anemia e úlceras.

Combustível do corredor
Nosso principal combustível, que gera energia e nos leva a correr longas distâncias são os alimentos naturais, frutas, carboidratos e muita água fresca.
70% do corpo humano é composto de água, daí a necessidade de ingerir no mínimo três litros de água por dia, principalmente se for um corredor de longa distância.
Uma forma prática de saber se esta bem hidratado é verificar a cor da sua urina, quanto mais escura, é sinal de pouca água no organismo.

Wanderlei de Oliveira

Nenhum comentário: