quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Haja coração!

A Escola de Samba Mocidade Alegre é heptacampeã de São Paulo

“Da Chama da Razão ao Palco das Emoções... Sou Maquina, Sou Vida... Sou Coração Pulsando Forte na Avenida!”

Na cadência ritmada do samba a Mocidade Alegre este ano trouxe, sob a luz do carnaval, a força mística deste que carrega consigo a magia do dom de viver: o coração!Com este enredo, Sidnei França, diretor de carnaval da escola desde 2004, conseguiu fazer com que todos os integrantes da Mocidade Alegre e o publico se emocionasse.
Para os egípcios, o coração que bate no peito de cada ser era representado por um sol. Era a “chama da razão” que radiava energia interior e iluminava o raciocínio.
Ou seja, o coração era o centro da inteligência e da razão, e por isso o poder da luz solar se fazia presente em cada ser, proporcionando lucidez e sabedoria.
Na eterna busca pelo equilíbrio entre o corpo e a alma este órgão simboliza a conquista da vida saudável. E por falar em saúde, as descobertas científicas foram muitas na busca pelo bem-estar e qualidade de vida, comenta Sidnei França.
Aos 42 anos de vida a Escola de Samba Mocidade Alegre se consagra como heptacampeã do carnaval paulistano (1971, 72, 73, 80, 2004, 2007 e 2009).

“São Paulo e seus carnavais”
Em 1971, com o enredo “São Paulo e seus carnavais” a Mocidade Alegre conquistava seu primeiro título de campeã do primeiro grupo (hoje Grupo Especial). O feito se repetiu nos dois anos seguintes (72 e 73), conquistado o tri-campeonato. O quarto título foi em 1980, e o quinto título em 2004 com o enredo "Do Além-mar à Terra da Garoa, Salve Esta Terra Boa", em homenagem aos 450 anos de São Paulo (como em 1971). Neste enredo, a Mocidade lembrou os imigrantes que vieram para a cidade.
Em 2004 a Mocidade Alegre foi eleita à campeã do Carnaval, com 200 pontos no total (nota máxima), à frente apenas meio ponto da X-9 Paulistana e do Império de Casa Verde, que conquistaram 199,5 pontos cada.
Mocidade Alegre inova com alas coreografadasO Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Mocidade Alegre foi criado no final da década de 40 pelos irmãos Carlos, Salvador e Juarez da Cruz, que tinham saído da cidade de Campos, no Rio de Janeiro.
Nos anos 50, desfilava como bloco com o estranho nome de "Blocos das Primeiras Mariposas Recuperadas do Bom Retiro", o curioso - somente os homens que desfilavam, as mulheres ficavam de fora.
Na década de 60, os fundadores mudaram o nome do bloco para Mocidade Alegre, em homenagem ao Bloco Carnavalesco Mocidade Louca, de Campos. Em 1963, as mulheres passaram a participar das apresentações.
Em 24 de setembro de 1967 se transformaria no Grêmio Recreativo Mocidade Alegre, e Juarez da Cruz, foi eleito o primeiro presidente.
As cores oficiais são o verde, o vermelho e branco.
A Mocidade foi a primeira escola paulistana a introduzir destaques sobre os carros alegóricos, adereços de mão e alas coreografadas. A escola também teve a honra de ser a 1º Escola de Samba a ser convidada pelo Ministério da Cultura a representar a Cultura da Raiz Paulistana na Europa.
Ainda hoje, a escola é comandada pela Família Cruz. Solange Cruz Bichara é a atual presidente. Um show à parte fica por conta da bateria nota 10 do Mestre Sombra e da rainha da bateria Nani Moreira.
“A Vitória vem da Luta... A Luta vem da Força... E a Força... da União”! Diz Solange Bichara.

Também conhecida como “A Morada do Samba”, a Escola de Samba da Mocidade Alegre fica na Avenida Casa Verde, 3498 no Bairro do Limão.
Se você quiser “cair no samba”, os ensaios são: as quartas e sextas-feiras, a partir das 19h30 e aos domingos, a partir das 17h30.

Wanderlei de Oliveira

Nenhum comentário: