terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Menos gorduras. Mais saúde!

Ficou com medo ao receber o resultado de seu exame de sangue? Continue assim que você já sabe onde irá parar “muito em breve”, antes disso – vai aí uma cervejinha bem gelada e uma picanha suculenta mal passada? Ou um quibe encharcado no óleo?

O colesterol é um tipo de gordura presente no organismo do ser humano.
Quando você consome muito colesterol, ele pode se depositar nas paredes das artérias e formar placas de gordura, diminuindo o fluxo de sangue, podendo entupir a artéria. Se a artéria entupida for uma coronária (no coração), ocorre um enfarte. Se for no cérebro um AVC (acidente vascular cerebral ou derrame). É isso que você quer? Imagine a dor de cabeça para os seus familiares, cuidar de um peso morto.

Conheça as siglas que aparecem nos exames:
LDL – low density lipoprotein (lipoproteína de baixa densidade)
VLDL – very low density lipoproteína (lipoproteína de baixíssima densidade) Estas frações de baixa densidade são conhecidas como “colesterol ruim”, que transportam o colesterol mais lentamente, e acabam deixando resíduos de colesterol na parede das artérias.
HDL – high density lipoprotein (lipoproteína de alta densidade). É a fração protetora chamada de “bom colesterol”. O HDL ajuda na limpeza das artérias, levando os resíduos de colesterol depositado nas artérias para o fígado, onde são processados. Colesterol total – é a soma de todas as frações.

Está na hora de mudar de vida. Só depende de você.
Comece a correr para queimar as gordurinhas.


Siga estas recomendações e seja mais saudável.
Evite alimentos ricos em gordura saturada, como: carnes gordas, miúdos e vísceras, manteiga, creme de leite, leite, iogurte integral, frutos do mar, gema de ovo, lingüiça, presunto gordo, mortadela, salame, pele de frango e gordura visível das carnes, torresmo, banha, bacon, toucinho, requeijão, chocolate, queijos amarelos e gordos (parmesão, provolone, prato, brie, camembert, gouda)

Prefira leite e iogurte desnatados, queijos magros (requeijão, queijo branco ou minas, ricota), grelhados (peixe, carnes magras, frango, peru ou chester).

Use mais alimentos ricos em fibras, como verduras, legumes, frutas, cereais integrais (aveia, arroz, trigo, centeio, cevada), leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, soja, grão-de-bico). Cuidado com a gordura vegetal hidrogenada (presente na margarina, biscoitos, sorvetes, massa folhada, manteiga de amendoim).

Invista nos antioxidantes, presentes nas frutas e vegetais coloridos. Está comprovado que as vitaminas C e E protegem as artérias da oxidação dos depósitos de gordura.

Os triglicérides ou triglicerídios constituem um outro tipo de gordura que também pode provocar sérios danos cardiovasculares. A gordura da alimentação é absorvida sob forma de triglicérides. Sendo assim, para quem tem altas taxas dessa gordura no sangue, é imprescindível uma dieta pobre em alimentos gordurosos.

Porém, o excesso de álcool e carboidratos refinados (açúcar, doces, geleias, mel, refrigerantes, farinha branca, pão branco) pode se transformar em triglicérides.

O ideal é consumir muitas fibras, investir nos alimentos antioxidantes, carboidratos complexos (pães integrais, arroz integral, aveia), peixe. A gordura do peixe tem mostrado ótimos resultados no combate aos índices elevados de triglicérides.

“Seja feliz e saudável enquanto estiver vivo, pois você vai passar muito tempo morto”

Wanderlei de Oliveira
Fonte de consulta: Nutrição e bem-estar de Márcia Daskal Hirschbruch e Sônia de Castilho – Editora CMS

Um comentário:

Jorge Cerqueira disse...

---------\\\\|/---------
--------(@@)-------
-o--oO--(_)--Ooo-
Wanderley, boa a matéria sobre, ainda bem que muitas coisas que vc mencionou aqui eu evito, mais ninguém é de ferro né, vou dar um exemplo se vc for comemorar o seu aniversário e fazer um churrasco e chamar a galera é claro que a galera vai comparecer, de vez em quando pode quebrar a regra né, mais com moderação....rsss...
Valeu professor...Quando for correr uma corrida ai em Sampa eu vou te avisar pois quero conhecelo ou também se vc vier ao Rio de Janeiro me comunique.
Bom final de semana.

Um abraço,

JORGE CERQUEIRA
www.jmaratona.blogspot.com