quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

"As suas marcas"

São Paulo (SP) – Prontos! Está era a voz de comando do árbitro de partida, Oswaldo Valdemir Pizani, proferida por mais de quatro décadas nas pistas de atletismo do Brasil, sem alto falante ou microfone.
Sr. Pizani como é conhecido no meio esportivo, ainda hoje aos 92 anos, é visto nas pistas a conferir se tudo esta certo para mais um espetáculo do esporte mais antigo do mundo.
Um de seus discípulos foi Ivo de Pádua Sallowicz, que nos anos 30 e 40, encantou o mundo do atletismo com os seus feitos extraordinários na distância clássica dos 100 metros rasos, quando em 1933, igualara a marca de 10seg03 (que era o recorde do mundo na ocasião). Ivo, por vários anos, foi o árbitro de partida nas principais competições nacionais e, também trabalhou na Federação Paulista de Atletismo com o estatístico José Clemente Gonçalves (já falecido).

Um pouco da história do complexo esportivo

Foi dada a largada para a construção da nova pista de atletismo do Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães. O famoso Ginásio do Ibirapuera foi inaugurado em 1957; idealizado pelo atleta e arquiteto Ícaro de Castro Mello (que empresta seu nome ao estádio de atletismo), que tem a capacidade para treze mil pessoas. O Conjunto Aquático Caio Pompeu de Toledo é composto por uma piscina olímpica, tanque de saltos e quatro piscinas para aprendizado, com capacidade para cinco mil espectadores; o Ginásio Poliesportivo Mauro Pinheiro para três mil pessoas e, o Palácio do Judô com capacidade para quinhentas pessoas.
Em 1974, o então governador do Estado de São Paulo, Laudo Natel, inaugurou a pista de atletismo do complexo esportivo. Tivemos o privilégio de estreiá-la, no ano em que foi criada a primeira equipe de atletismo do Ibirapuera, comandada pelos professores Manoel Antônio de Toledo Pires (meu técnico dos 12 aos 18 anos), Nelson Gil de Oliveira (hoje coordenador de esportes), Massao Tateishi (atua como árbitro da Federação Paulista de Atletismo) e pelo ex-atleta Henrique Marek Simon (assessor da coordenadoria de esportes), todos, ainda hoje ligados a Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo do Governo do Estado de São Paulo.
Atualmente na direção do Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães esta Eduardo Anastasi e o secretário de esporte do Governo do Estado é Claury Santos Alves da Silva (bacharel em direito, foi vereador e prefeito da cidade de Ourinhos, deputado estadual, vice-lider do Governo e presidente da comissão de fiscalização e controle na Assembléia Legislativa).

Centro de excelência de atletismo

A pista antiga foi construída em 2003 em parceira com a BM&F – Bolsa de Mercadorias e Futuros nas exigências da IAAF – Associação Internacional das Federações de Atletismo com certificado classe 1 que impõe uma série de padrões de qualidade para poder organizar competições internacionais de alto nível.
O material utilizado foi o “sportflex super x performance”, o mesmo das pistas dos estádios olímpicos de Barcelona, Atlanta, Sydney e Pequim. São mantas pré-fabricadas de borracha natural que proporcionam resistência e durabilidade.
A grande novidade na época foram as pistas laterais de aquecimento e a rampa com elevação e descida utilizada pelos velocistas.

Wanderlei de Oliveira

Nenhum comentário: