quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Vamos lá dodô

Uma das pessoas mais queridas no atletismo é o Dodô.
Ao retornar de Lisboa, Portugal, após um longo estágio de treinamento na equipe do Sporting Club de Lisboa, campeã da Europa, comandada pelo professor Mário Moniz Pereira. Me aparece na pista de atletismo do Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, um sujeito, barrigudo, com topete, costeleta, camisa florida, aberta até o peito e, uma pasta 007 preta. Amostra, além da pança, um cordão de ouro. Mais parecia um bicheiro. Era janeiro de 1988. Se fosse hoje, poderia ser confundido com um jogador de futebol em final de carreira. Só faltaram os brincos nas orelhas. Simpático. Disse que queria treinar. Quando lhe perguntei se já tinha praticado algum esporte, comentou que jogou futebol de campo no Clube Estrela. De lá para cá, se passaram vinte anos.
O tempo voou.
Para o filósofo Lúcio Sêneca (4 a.C a 65 c.C) “o bom uso do tempo é a chave da felicidade”.
E o Valdomiro Paulo Cocato soube como utilizar esse seu tempo, se dedicando aos treinamentos. Ao trabalho. A leitura. Após a aposentadoria, se tornou um sábio. Hoje, pela manhã, após o treino, conversávamos sobre os escritores portugueses: Fernando Pessoa e José Saramago (Prêmio Nobel de Literatura em 1998). Me recomendou ler “As pequenas memórias” de Saramago, publicado em 2006.
Observem a evolução nos 10 K da São Paulo Classic organizada pela CORPORE – Corredores Paulistas Reunidos, que para ele, é a corrida mais importante da temporada.
Em 2002 aos 61 anos completou em 43min40seg. Já em 2006, aos 65 anos, foi o vencedor com 43min52seg; sua estréia na categoria. Domingo passado dia 23 de novembro, vence novamente com o excelente tempo de 43min39seg. Um segundo mais rápido do que em 2002. Ao término da prova, várias pessoas foram lhe dar os parabéns pelo resultado que deixou várias pessoas impressionadas, inclusive um amigo corredor da madrugada no Jardim Botânico, o professor de história Edílson, de 33 anos, que também participou da prova e chegou poucos segundos à frente. Como é que o Dodô, aos 67 anos consegue isso?
Outro pensamento do sábio filósofo espanhol Sêneca era: - “quem persevera sempre alcança”.

Wanderlei de Oliveira

Um comentário:

Nilton disse...

Não importa quem vc é, quantos anos tem... o importante é acreditar sempre, que é possível e o Dodô é a prova disso, um exemplo de atleta e pessoa, mostrando a todos que o tempo pode ser um grande companheiro na corrida pela "vida" ...