domingo, 31 de agosto de 2008

Nike+ Human Race 10K faz festa em São Paulo

Prova da capital paulista faz parte da maior corrida mundial, que reuniu cerca de 1 milhão de participantes em 25 cidades

São Paulo (SP) – Uma legião de corredores ‘vermelhos’ coloriu a cidade de São Paulo na manhã deste domingo na prova Nike+ Human Race 10K, na USP. Com a participação de 25 mil pessoas, a corrida reuniu atletas amadores, profissionais, ídolos do esporte e celebridades.

A festa começou na largada, dada às 8 horas por Maurren Maggi, campeã olímpica do salto em distância, que também teve a companhia do maratonista e medalhista olímpico Vanderlei Cordeiro de Lima.

O campeão da prova paulistana foi Gilberto Silvestre Lopes, de 19 anos, que completou o percurso em 29min53s, um dos melhores tempos entre as 25 cidades do mundo que realizaram a prova, reunindo cerca de 1 milhão de pessoas.

Ex-plantador de tomate na cidade mineira de São Miguel do Anta, o atleta faz parte de um projeto da Nike que seleciona jovens talentos do atletismo. “Agora sou o mais rápido e mais bonito”, brincou Gilberto. Depois, explicou como liderou a prova. “Saí forte desde o começo da prova e no quilômetro 7 me senti muito bem e disparei. O clima frio me ajudou a fazer uma boa marca”, comemorou o campeão.

Entre as mulheres, Zenaide Vieira, medalha de bronze no Pan-Americano do Rio e que representou o Brasil na prova dos 3.000 metros com obstáculos na Olimpíada de Pequim, foi a vencedora, completando os 10 km em 34min33s. “Esperava um tempo melhor, mas, assim mesmo, fiquei satisfeita pela vitória”, disse a atleta de 23 anos, nascida em Jundiaí, que mora em Cosmópolis e treina em Campinas.

Gilberto e Zenaide, ‘os mais rápidos’ da Nike+ Human Race 10K, receberam como prêmio um ano de apoio de material esportivo da Nike. Além do incentivo da empresa, Gilberto e Zenaide poderão trocar experiências com Vanderlei Cordeiro, o padrinho do projeto.

“A Nike sempre patrocina os melhores do Brasil e do mundo e fico feliz de poder fazer parte deste grupo”, acrescentou Gilberto, que começou a correr há apenas três anos. A corrida surgiu como alternativa e meio de transporte para chegar à plantação de tomate, em sua cidade natal. “Como eu não tinha bicicleta, precisava ir correndo para o trabalho na roça. Eram cinco quilômetros para ir e cinco para voltar, todo dia.”

Celebridades - A felicidade estampada no rosto com a sensação de dever cumprido não se restringiu apenas aos vencedores. Celebridades também festejaram após a linha de chegada.

Apaixonado por corrida, o ator Kayky Brito comemorou sua participação na maior corrida do mundo. “Achei esse trajeto novo muito bonito”, disse Kayky, que participou das quatro edições da Nike 10K. Neste ano ele completou a prova em 49min50s.

Quem também voltou a disputar a prova este ano foi o ator Felipe Folgosi, que além de se divertir na corrida, aproveitou a oportunidade para cumprimentar a campeã olímpica Maurren Maggi. “Fiz questão de dar os parabéns a ela”, disse Folgosi, que fez o tempo de 42min58.

A apresentadora Daniella Cicarelli também teve seu momento de tiete e pediu para tirar foto com Maurren. “Que orgulho essa mulher!”. Quanto à prova, Daniella disse ter achado o percurso lindo. “É muito bom acordar cedo para correr e ver esse mar de gente.”

Também prestigiaram o evento os atores Jorge de Sá, Fabrício Boliveira, Mariah Rocha, o músico Japinha (CPM22), a ex-jogadora de basquete Magic Paula, o secretário municipal de Esportes Walter Feldman, entre outros.

Homenagem - Maurren Maggi foi homenageada pela organização no intervalo do show de encerramento de Wilson Sideral e Seu Jorge. Ganhou uma sapatilha dourada da Nike. “Nossa, eu estou boba. Não esperava receber esta homenagem linda. Adorei a sapatilha e todo o carinho do público, da Nike”, afirmou a campeã olímpica.

Grande estrela do atletismo brasileiro, Maurren está curtindo muito as homenagens que vem recebendo pela inédita medalha olímpica. Ela viajaria na noite deste domingo para Suíça, onde vai competir no Meeting de Lausanne na terça-feira. Ela volta para o Brasil para mais alguns compromissos e ainda salta em Stuttgart, na Alemanha, no dia 14, e em Xangai, na China, no dia 20.

“Vou tentar fazer o melhor possível nas últimas competições do ano, mas não será nada fácil”, disse a atleta.

Resultados da prova

Masculino
1- Gilberto Silvestre Lopes – Pé de Vento – 29min53s
2- Luiz Fernando de Almeida Paula – Unicsul – 30min02s
3- Paulo Roberto Almeida Paula – Nike Portage – 30min02s
4- Robson Pereira de Lima – Pé de Vento – 30min04s
5- Joílson Bernardo da Silva – BM&F/Bovespa – 34min33s

Feminino
1- Zenaide Vieira – BM&F/São Caetano – 34min33s
2- Maria Cristina Vaqueiro – BM&F/São Caetano – 35min50s
3- Jaciane Barroso Araújo – Avulso – 37min18s
4- Rosirene Ferreira Moarais – Painel Musical – 39min01s
5- Diana D’Agostini – Avulso – 40min04s

Mais fotos do evento no seguinte endereço: http://www.zdl.com.br/galeria_album.asp?canal=1709&pk_album_id=314&pk_canal_id=1709

Glenda Carqueijo - Mtb 39.711 e João Pedro Nunes - Mtb 11.675
Email: glenda@zdl.com.br e nunes@zdl.com.br

Nenhum comentário: