quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Cada um na sua raia


A natação é um excelente esporte. Disso todos sabem. Desenvolve o corpo, deixa o praticante forte, flexível, resistente. Melhora a capacidade pulmonar. Esses são alguns dos benefícios que esse esporte considerado um dos mais completos pode oferecer. Mas tem outro fator que acho interessante. Não há um confronto direto com outros adversários. Cada atleta fica na sua raia. O que importa é realizar o seu objetivo.
Minha pouca experiência nesse esporte começou em 1986 quando treinava os atletas da equipe Sharp de triatlo, campeã brasileira da modalidade. O jovem nadador Eduardo Gayotto, campeão dos 200 metros borboleta, me convidou para treinar com ele. Aceitei! Confesso que não sabia nadar. Comecei na Escolinha Stella Maris sob sua orientação. Hoje continuo nadando como auxílio para o atletismo. Treino com um grupo de triatletas à noite três vezes por semana. Eles visam competição. O grupo é composto por seis pessoas: - quatro deles de origem oriental e dois brasileiros. Dessa turma, somente uma mulher. Nem é preciso dizer que sou o último - sempre. Perco até para a única mulher. A faixa etária deles é dos 30 aos 35 anos, todos ex-nadadores competitivos na adolescência.
Como fico na minha raia, vejo-os passando ao lado como tubarões sem agitar a água da piscina. Já eu pareço um reboque produzindo ondas, ainda bem que a piscina é super equipada com aparelhos que faz com que as ondas da minha raia não invadam as deles.
Recentemente fizemos a avaliação dos 1.000 metros. A piscina tem 25 metros. Temos um técnico principal e um assistente. Nenhum deles se preocupa em contar o vai-e-volta. Isso é problema nosso. O que vale é o tempo que você fez. Na piscina, para facilitar costumamos contar as chegadas. Assim sendo, vinte chegadas correspondem a mil metros. Não é fácil, além do esforço temos que ficar atentos na contagem. No início da temporada quase me afogando fazia 28 minutos. É bem ruim! Mais faço. Hoje já estou na casa dos 22 minutos com nadadeiras. Os meus companheiros de treino fazem entre 16 e 18 minutos - sem nadadeiras. Outro fato interessante desse aprendizado, é que eles em cada canto da piscina, fazem à virada olímpica, isso faz com que a saída seja mais rápida. Eu por receio de bater os tendões na borda e prejudicar o treinamento da corrida, não faço. Toco com uma das mãos na borda e faço a impulsão com os pés. O tempo que perco para fazer isso os nadadores já estão na metade da piscina.
Esse grupo já treina há mais de um ano, todos se respeitam. São sérios, disciplinados, determinados. Como cada atleta tem seu espaço, ninguém se fala. Nem tem como. Só abrimos a boca para respirar. Nos intervalos dos tiros curtos de 25, 50, 75 e 100 metros, que também são curtos (15 segundos), mal conseguimos respirar pelo esforço.
O curioso é saber que nos dias de chuva, os outros "nadadores" que não levam tão a sério o treinamento - faltam. Parece incoerente, uma vez que o esporte é praticado no meu líquido.
A lição que tenho aprendido com a natação é: - cada um na sua raia em busca dos seus objetivos.

Wanderlei de Oliveira

Um comentário:

Anônimo disse...

Excelente Wanderlei!

Natação tem e muita técnica. Só quem nada sabe o que um nadador competitivo tem que fazer para melhorar seu tempo. Vários exercícios, várias repetições. Lembro o dia que aprendi a saltar da plataforma, foram mais de 50 saltos em 45 minutos de aula.

Atualmente pratico apenas corrida (por enquanto e que saudade) e quatro coisas eu trouxe da natação para a corrida:

1) Flexibilidade: Primeiro teste no CEMAFE foi excelente e tem muito corredor "duro" por aí. Vamos pra natação!!!
2) Concentração: Cada um na sua raia em busca do objetivo e sem conversa. Acho que daqui vem a facilidade de correr sozinho ao contrário de ser individualista.
3) Respiração: Você tem aquele instante da boca para fora da água para respirar então tem que aproveitar muito bem esse tempo.
4) O mais engraçado foi quando caiu a maior chuva e vários corredores não compareceram ao treino. Pensei: Puxa, hoje vou fazer um misto, correr na água e me diverti muito.

Aproveitem os benefícios da natação .