domingo, 31 de janeiro de 2010

Centro de Excelência do Atletismo


Os atletas do Centro de Excelência, projeto do governo do Estado de São Paulo em parceria com a Federação Paulista de Atletismo, se destacaram no Torneio FPA/CNEE, realizado em Bragança Paulista nesta sexta-feira e sábado. Bárbara Farias e Jonathan Henrique Silva alcançaram o índice para o Mundial Juvenil na prova dos 400m e do salto triplo, respectivamente. O atleta Jean Casemiro Rosa confirmou sua participação também no salto triplo no Sul-Americano Sub-23. O evento contou com cerca de 300 participantes, de 20 clubes, na categoria Adulto. Do total, cerca de 40 treinam em núcleos do projeto.

Marcelo Lima, técnico de Bárbara Farias, enalteceu a classificação da atleta para o Mundial de Atletismo Juvenil, que será disputado de 19 a 25 de julho na cidade de Moncton, Canadá. Com a marca de 53s61, a jovem venceu a prova dos 400m e carimbou o passaporte para a principal competição do ano para a categoria. "Ela ficou muito feliz. Acreditava que seria possível já no início do ano. Nos dá tranquilidade para nos prepararmos para esse Mundial", afirmou Marcelo.

No salto triplo masculino, os destaques foram Jean Casemiro Rosa, do Centro de Excelência de Presidente Prudente, e Jonathan Henrique Silva. O primeiro garantiu sua vaga no Sul-Americano Sub-23, em Medellín, Colômbia, de 20 a 23 de março. Ficou com a segunda colocação na prova, com 15,91m e já lidera o ranking da categoria Sub-23 com apenas 19 anos. "Estou treinando e competindo bem. Feliz com esse resultado logo no primeiro torneio do ano. Comecei de forma fantástica e quero terminar 2010 ainda melhor", disse o atleta. Dino Cintra, técnico de Jean, acredita em um bom resultado na competição continental. "É um grande atleta, uma promessa do nosso esporte. As chances de pódio na Colômbia são grandes, projetamos um salto de 16,20m", disse o treinador.

Já Jonathan Henrique Silva garantiu sua presença em duas competições internacionais. No Sul-Americano Sub-23, o atleta confirmou sua participação nos 110m com barreiras. No salto triplo, a marca de 15,76m obtida hoje classificou o jovem para o Mundial Juvenil. "Pretendo competir bem no torneio continental. Atingi o objetivo do índice no salto triplo, mas também quero vaga no salto em distância e nos 110m com barreiras", afirmou. A garantia no Mundial na prova do salto em distância bateu na trave. Jonathan saltou 7,41m e o índice para a competição é de 7,42m. "Por um centímetro. Mas tenho alguns meses para atingir essas metas. Estou próximo."

João Paulo de Oliveira também foi finalista da prova do salto triplo. Ele treina com o Jonathan no Centro de Excelência. "Venho de uma contusão crônica no tornozelo direito. Foi minha primeira competição e já cheguei a uma final, disputando com os melhores. Acredito que será um ano bastante proveitoso e conseguirei a classificação para os principais torneios."

"Cai recorde brasileiro do disco"

Ronald de Oliveira Julião, atleta do clube BM&FBOVESPA, bateu o recorde brasileiro do lançamento do disco, com 60,41m. A antiga melhor marca da história do atletismo brasileiro pertencia a José Araújo de Souza (60,26m) e foi obtida em 1990. "Fazia dois anos que perseguia a quebra dessa marca. Eu acordei, olhei pela janela, me perguntaram o que estava pensando e disse: 'hoje baterei o recorde do lançamento do disco'. Depois de quase alcançá-la em várias oportunidades, dessa vez foi."

Segundo Julião, a expectativa para 2010 é grande. O objetivo é competir bem nos GPs do país, Troféu Brasil, e lançar acima de 63 metros. "Quero continuar nessa evolução, tanto no disco quanto no arremesso do peso. O Brasil tem atletas jovens, de muito potencial. O futuro da nossa categoria está garantido e tem muito a crescer. Basta acreditarmos que o brasileiro pode competir de igual para igual com os países mais tradicionais", afirmou Julião. Para ele, a Olimpíada do Rio de Janeiro em 2016 trará boas surpresas no arremesso do peso e lançamento do disco e dardo. "Podem anotar, na nossa Olimpíada já estaremos na luta por medalhas", finalizou o novo recordista brasileiro.

Rafael Jubelini, assessoria da Federação Paulista de Atletismo

Foto: João Paulo de Oliveira - Salto Triplo
Crédito da imagem: Rafael Jubelini / ZDL FPA

Um comentário:

Carolina Encinas disse...

Olá!

Gostaria do e-mail de contato do blog!

Obrigada!