quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Chapéu

A palavra chapéu tem origem no latim “cappa” ou “capucho” e significa peça usada para cobrir a cabeça. No Egito antigo (4.000 antes de Cristo), já usavam faixas para prender o cabelo e proteger a cabeça.
Foi a coqueluche dos anos 50, 60. Reis, rainhas, presidentes, poetas, compositores, todos ao seu estilo, usavam. Não esta em desuso, ao contrário, é possível usa-los em ocasiões especiais. O boné é usado por esportivas, cantores de hip-hop.
Quem não se lembra do filme Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal, estrelado pelo ator norte-americano Harrison Ford, 67 anos, das perseguições, saltos, quedas em precipícios do personagem – sem deixar cair o chapéu?
Mas que o isso tem haver com o atletismo?
“Levar um chapéu” é uma expressão usada quando um corredor coloca uma volta de vantagem na pista em outro atleta.
Não é um demérito. Levar um chapéu de um grande atleta significa que você esta em excelente forma física.
Foi o que aconteceu hoje pela manhã na pista de atletismo do Estádio Ícaro de Castro Mello, no Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, quando o corredor José Cássio Oliveira dos Santos, 33, (atleta do ano de 2009) me ultrapassou na última colocada volta de 400 metros no teste dos 3000 metros. Ele completou com 10min18 e eu, em 12min01.
Foto: Estádio Ícaro de Castro Mello (atleta e arquiteto)
Crédito da imagem: Wanderlei de Oliveira

Nenhum comentário: