quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Gambá-ré

O Parque do Ibirapuera em São Paulo é uma das maiores áreas verdes da capital e a preferida do paulistano para a prática da caminhada e corrida matinal.Lá também são encontradas mais de cem espécies de pássaros.

Um dos mais bonitos é o cardeal. Uma das aves que estão em risco de extinção.

Na época da colonização o Parque do Ibirapuera foi uma área alagadiça que abrigava uma aldeia indígena. Na língua tupi, ibirá significa árvore e puera, o que já foi: - árvore apodrecida. Na década de 20, o prefeito da cidade de São Paulo, José Pires do Rio, pensou em transformar o local em um parque como o Bois de Boulogne em Paris na França, o Hyde Park em Londres na Inglaterra e o Central Park em Nova Iorque nos Estados Unidos. Manuel Lopes de Oliveira o “Manequinho Lopes”, um apaixonado por plantas, iniciou em 1927 o plantio de centenas de eucaliptos australianos com objetivo de drenar o terreno e eliminar o excesso de umidade.

Inaugurado no dia 21 de agosto de 1954 no IV Centenário de São Paulo, foi lá que meus pais Olavo de Oliveira e Tereza Campos de Oliveira se conheceram. A área total é de mais de 1,5 milhão de metros quadrados de verde. Projetada pelo famoso arquiteto Oscar Niemeyer e paisagismo de Roberto Burle Marx. Várias atrações podem ser acompanhadas no Museu de Arte Moderna, Planetário, Pavilhão da Bienal, Pavilhão Japonês.

Gambá-réHoje, às 7 horas da manhã no Parque do Ibirapuera na rodagem de 15 quilômetros com a Patrícia Vismara e a Gabrielle Berbigier, presenciamos uma cena rara, um gambá correndo em direção a pista de cooper. O animalzinho parecia desesperado a procura de sua parceira. Mas para os orientais a vida continua, e eles sabiamente usam a expressão ”gambaré” que significa: - vamos em frente!Entre as várias atrações do Parque do Ibirapuera estão: Museu de Arte Moderna, Planetário, Pavilhão da Bienal, Pavilhão Japonês e shows de vários artistas, orquestras, exposições aos finais de semana.

Nenhum comentário: