quinta-feira, 30 de abril de 2009

Atletas da BM&FBOVESPA disputam Troféu Estado de São Paulo

Competição no Ibirapuera vale índice para o Mundial de Berlim; Fábio Gomes estréia no salto com vara em provas outdoor

São Paulo – O Clube de Atletismo BM&FBOVESPA; participa com alguns dos melhores atletas do país do Troféu Estado de São Paulo. De sexta-feira até domingo, o estádio Ícaro de Castro Melo, no Ibirapuera, recebe a competição que vale índice para o Campeonato Mundial, de 15 a 23 de agosto, em Berlim (ALE).

Entre os destaques da equipe na competição estão o velocista Sandro Viana, os saltadores Sara Santos e Fábio Gomes da Silva e os barreiristas Anselmo Gomes da Silva, Matheus Facho Inocêncio e Redelen Melo dos Santos. A primeira a competir será Sara, que disputa a prova do salto com vara, nesta sexta-feira, a partir das 13h20. Sara treina ao lado de Fabiana Murer com o técnico Élson Miranda.

A atleta de 1,69 m e 61 kg tem um objetivo específico nesta temporada: melhorar o recorde brasileiro juvenil de 4,05m, pertencente a Karla Rosa da Silva. Este ano, ela saltou 4,00 m em duas competições organizadas pela Federação Paulista de Atletismo (FPA). Assim como Fabiana e a atual recordista olímpica e mundial Yelena Isinbayeva, Sara também começou no esporte praticando ginástica. "Nem sabia o que era salto com vara quando comecei. Nunca tinha visto nada desta prova. Só uma vez tinha assistido a Fabiana Murer no programa do Jô Soares. Era a única coisa que sabia dela.”

Em março de 2007, ela começou a treinar com Élson. "Competi o Estadual de Menores e saltei 2,90m. Tive uma evolução muito grande”, diz animada.

Fábio também tem se destacado. Atual recordista sul-americano do salto com vara, ele compete no sábado, às 10h30, buscando índice para seu segundo Mundial. Durante três meses ele treinou em Fórmia, na Itália, com o ucraniano Vitaly Petrov. O europeu foi técnico do já aposentado, mas ainda recordista mundial, Serguei Bubka, e atualmente treina Isinbayeva.

Nas provas de pista, Sandro correrá os 100 m rasos e o revezamento 4 x 100 m. Quarto colocado com a equipe brasileira de revezamento 4 x 100 m nos Jogos Olímpicos de Pequim/2008, ele se mantém entre os melhores do país na modalidade. "O Sandro está muito bem. Na última temporada, ele melhorou todos os seus resultados”, lembra o técnico Katsuhiro Nakaya, responsável pelos velocistas do Clube BM&FBOVESPA.

Anselmo, Redelen e Matheus Inocêncio correm os 110 m com barreiras, domingo, a partir das 9h50. Após uma fase marcada por lesões, Matheus retoma o ritmo competitivo. Finalista dos Jogos de Atenas/2004, ele sofreu uma ruptura do quadríceps da coxa esquerda, em 2007. No ano seguinte, teve uma facite plantar no pé direito e, no mesmo ano, uma nova lesão do quadríceps, desta vez na outra coxa.

Este ano, além do índice para Berlim, ele também deseja bater o recorde sul-americano da prova. O atual recordista é seu companheiro de equipe Redelen, juntamente com o colombiano Paulo Vilar.

O Clube de Atletismo BM&FBOVESPA; tem os patrocínios do Pão de Açúcar, Nike e Prefeitura de São Caetano.

2 comentários:

Maratona das Cataratas do Iguaçu disse...

Oi Wanderley,

Add o nosso msn:
meiamaratonadascataratas@hotmail.com

nelson korb disse...

eu achei um pouco lento,posso mostar o que é correr de verdade,por enquanto vou mantendo saude e depois vou quebrar todos os recodes que eu consegui