domingo, 13 de setembro de 2009

Jogos Regionais do Idoso

Jogos Regionais do Idoso

A pista de atletismo do estádio Ícaro de Castro Mello do Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, no Ibirapuera em São Paulo, foi a sede dos Jogos Regionais do Idoso. Evento organizado pela Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo do Governo do Estado de São Paulo com apoio da Federação Paulista de Atletismo.A nossa querida Mítico Nakatani, 77 anos de idade, apenas 1m39 de altura e com 40 quilos e meio como ela enfatiza, é campeã mundial máster da maratona e recentemente faturou duas medalhas de prata no Campeonato Mundial Máster de Atletismo realizado no final de julho e início de agosto na Finlândia. Uma das medalhas foi conquistada nos 5.000 metros de marcha atlética e a outra nos 10.000 metros, além de um bronze nos 5.000 metros. Como convidada especial dos Jogos Regionais do Idoso, venceu neste sábado os 1.000 metros com o tempo de 5min31seg.


Ao querido mestre

Um dos meus grandes mestres foi o professor Manuel Antonio de Toledo Pires, ex-decatleta, prova do atletismo que reúne dez modalidades, realizadas em dois dias. No primeiro dia: 100 metros rasos, salto em distância, arremesso do peso, salto em altura e 400 metros rasos. No segundo dia: 110 metros com barreiras, lançamento do disco, salto com vara, lançamento do dardo e os 1.500 metros. O vencedor é o atleta que somar o maior número total de pontos acumulados nos dois dias de provas. Pires, como é conhecido no meio acadêmico é o idealizador de muitas competições no Estado de São Paulo, como os Jogos Mini-mirim, Cross-country nos parques, Jogos Regionais do Idoso, entre várias outras. Ele também foi técnico da Seleção Brasileira infanto-juvenil, presidente da Federação Paulista de Atletismo, diretor do Complexo Esportivo Constâncio Vaz Guimarães e professor da cadeira de atletismo da Faculdade de Guarulhos. A primeira equipe de atletismo a inaugurar a pista de atletismo do Ibirapuera foi comandada por ele em 1975, da qual fiz parte como atleta especialista nos 400 metros e mais tarde promovido por ele como capitão da equipe e seu auxiliar em vários torneios nacionais e internacionais.
Fotos crédito: Wanderlei de Oliveira e Fernanda Paradizo

2 comentários:

Guaracy disse...

Prezado:
Estou pesquisando dados sobre atletismo em SP e deparei com este comentário. Gostaria muito de saber quem é o pupilo que escreve, em primeiro lugar.
Em seguida, colaboro dizendo que treinei sob orientação do "Mané" desde 1970(!)e até 1974 mais ou menos. Presenciei o fechamento da Pista do Constâncio para o Panamericano de SP (2ª EDIÇÃO) que não aconteceu por motivos ridículos e ficou conhecido como "O Pan da Menigite". Nesta época fomos treinar onde hoje é o Centro Olímpico na Av. Ibirapuera com Pedro de Toledo.
Teria imenso prazer de trocar informações e saber do Prof. Manoel que não vejo desde os anos 90.
Abração...Guaracy

Manuella disse...

Guaracy, meu pai continua trabalhando para a secretaria de esportes e turismo no estado de sao paulo, ja pediu aposentadoria mas ainda nao saiu, para mais informações dele, mande um email para o endereço : mpires_at@yahoo.com.br

beijos , Filha dele