terça-feira, 9 de junho de 2009

Footing na relva

Além de fortalecer as pernas, correr na grama previne lesões

Nos Jogos Olímpicos de Los Angeles em 1984 nos Estados Unidos, o atleta português Antônio Leitão, foi o medalha de prata nos 5.000 metros, atrás do então recordista mundial e campeão olímpico, o marroquino Said Auita (hoje técnico da equipe de fundistas da Austrália). Leitão realizava seus treinos diários em campo de golfe na cidade do Espinho, onde morava. Os treinos em pista eram feitos apenas nas semanas que antecediam as principais provas internacionais, que o obrigava a se locomover para a cidade do Porto. O mesmo acontecia com o atleta marroquino, indo treinar em Madri, na Espanha. Ainda hoje, os atletas africanos realizam a maior parte dos seus treinos em trilhas ou campos. Quando morava em Portugal em 1987, e treinava com a equipe de fundistas do Sporting Club (campeã da Europa), todas as sextas-feiras praticávamos o footing na relva no Lisbon Golf Club (foto desta postagem).

Estudos recentes apresentados no American College Sports of Medicine demonstram que o piso gramado pode reduzir em até 80% o impacto das passadas durante a corrida. Nos Estados Unidos, os atletas de elite fazem seu aquecimento (warm-up) antes dos treinos de pista em uma outra pista de grama, construída especialmente para este fim.

O piso gramado, por ser macio, favorece o fortalecimento das pernas (em geral). Já o piso de asfalto, devido ao solo duro, predispõe o corredor a microlesões, podendo até comprometer o seu futuro.

Asfalto, só para competições ou treinos específicos de ritmo, mas com tênis bem acolchoado. Saiba que muito treino em asfalto pode deixá-lo lento e com a musculatura atrofiada (encurtada), devido aos movimentos repetitivos.

Cuidado se você estiver acima do seu peso ideal, mesmo que seja “apenas 5 quilos”, opte por correr em grama, para evitar o risco de uma sobrecarga nos joelhos e coluna.

Após uma competição em prova pedestre (asfalto), faça a sua recuperação em grama e sinta o alívio que este tipo de piso lhe proporcionará para a musculatura de suas pernas.

Outro fato interessante, quando se corre no piso gramado, há uma tendência a reduzir o ritmo, o que é ótimo para a melhoria do sistema cardiorespiratório, queima de gordura e ganho de resistência.

Escolha um piso gramado e boas corridas.

6h26 da manhã. A Lua cheia iluminava todos durante o alongamento. Sol no signo de Gêmeos. Nono dia de junho, outono brasileiro. Rodagem no gramado do Parque do Ibirapuera, temperatura de 13 graus. Desde o dia primeiro de janeiro percorri 1.896 quilômetros, são cento e sessenta e um dias em vinte e quatro semanas de 2009. A média está em 11,8 quilômetros por dia. O acumulado desde 1966 está em 79.203 quilômetros. Uma volta ao redor da Terra tem 39.840 quilômetros pela linha do Equador. Faltam apenas 477 quilômetros para completar duas voltas.

Nenhum comentário: