sexta-feira, 10 de outubro de 2008
Valores e Compromissos
Saudades dos tempos em que um aperto de mão selava o compromisso entre homens.
Saudades dos valores que se dava quando se pedia a benção dos pais, tios, avós.
Saudades de um olhar afetivo, sem malícia.
Saudade de palavras ditas com o coração que engrandeciam as pessoas.
Saudades de pessoas sinceras, fortes o suficiente para admitirem seus erros. Corrigi-los, que não joguem seus problemas nas costas de outros.
Esses valores não nos são ensinados na escola.
Aprendemos com a disciplina, respeito à vida, ao próximo.
Muitos, assim como nós, tiveram a oportunidade de crescerem amparados pelo carinho de nossos pais. Estudamos nos melhores colégios. Viajávamos nos finais de semana.
Tudo isso é muito importante, mas não define o caráter de uma pessoa. Um exemplo disso é a Ana Luiza dos Anjos Garcez, que no dia oito, quarta-feira, completou 46 anos. Ex-menina de rua fazia uso de drogas. Não nasceu em berço de ouro. Não conheceu seus pais. Não tem família.
Porém, os valores e compromissos estão bem intrínsecos em sua índole. É uma pessoa que respeita o próximo. Respeita os horários. Respeita a opinião das pessoas de quem ela gosta. E quando gosta, faz de tudo. É uma pessoa sensível. Apesar de às vezes parecer agressiva, mas é uma defesa, pelas dificuldades que a vida lhe impôs por viver na rua com marginais.
Esses valores e compromissos, não foram ensinados.
A cada dia, aumenta minha admiração por esse ser humano – de valor.
As pessoas quando a vêem, demonstram carinho, admiração, respeito.
Hoje ela orienta um grupo de crianças na iniciação do atletismo no Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães. Projeto da Federação Paulista de Atletismo e da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo.
Temos muito que aprender com o ser humano.
Wanderlei de Oliveira
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário