Nada mais agradável do que conciliar as férias do trabalho com uma prova no exterior e aproveitar para fazer turismo.Veja a seguir algumas dicas que podem ser úteis para “um marinheiro de primeira viagem”
Antes do embarque
Verifique junto à companhia aérea (no mínimo 48 de antecedência), a possibilidade de solicitar uma alimentação de seu gosto, caso seu organismo não esteja acostumado às comidas servidas durante o vôo. É de graça.
Tênis nas mãos
Não se assuste, você não irá correr de ponta cabeça. Para evitar os freqüentes extravios de mala, leve na bagagem de mão, o tênis e a roupa que irá correr a prova.
Durante o vôo
Devido à despressurização da cabine da aeronave, há uma predisposição a ressecar a pele e as narinas. Para se prevenir, hidrate-se a cada trinta minutos ou no máximo a cada hora, com água natural. Vale também hidratar a pele com algum creme hidratante.Há estudos que mostram os efeitos negativos que podem causar os vôos em grandes altitudes. A primeira parte do corpo a sentir, são os pés e pernas. Ficam inchados. Para ajudar a amenizar este efeito, procure fazer alongamentos e caminhadas nos corredores da aeronave.Viajar com roupas confortáveis, também irá ajudar a se sentir melhor. As mulheres devem evitar o uso de sapatos de bico fino e saltos, se tirá-los dos pés durante o vôo, dificilmente conseguirão colocá-los de novo.
Temperaturas baixas
Previna-se caso vá para países com temperaturas abaixo de zero. Leve em sua bagagem, moletom, running tight (leg ou calça comprida especial para treino), luvas, toucas ou bonés, para proteger as extremidades.As regiões do corpo que mais sofrem, são as mãos, os pés, a cabeça e o peito. Proteja-os, e verá como fica mais fácil correr no frio. Também é recomendável o uso de protetor no rosto e nos lábios para evitar ressecamento ou rachaduras.
Alimentação
Na França, faça como os franceses. Na Itália, como os italianos. Evite os alimentos de difícil digestão, para não ter surpresas. No geral, conheça a maravilhosa culinária desses países.Lembre-se de ter sempre em mãos uma garrafa d’água, durante os passeios.
Fuso horário
Como sugestão pessoal e conforme pesquisas do American College Sports of Medicine (Colégio Americano de Medicina Esportiva), para cada hora de fuso a mais ou a menos, tenha um dia de adaptação. Ou seja, caso vá para o Japão, que tem fuso horário de 12 horas em relação ao Brasil, chegue no local 12 dias antes. Isto é o ideal. Seu organismo irá lhe agradecer.
Efeito “jet leg”
Para combater a sensação desagradável de estar com sono, pernas inchadas e um desconforto que parece dor de cabeça, ao chegar no quarto do Hotel, jogue as malas na cama, calce o tênis, hidrate-se, alongue-se e vá dar uma “corridinha” de meia-hora em um parque próximo. Ao retornar, tome uma boa ducha e vá passear, forçando no primeiro dia o seu organismo para entrar no fuso. Almoce e jante na hora local. E, vá para a cama, também no horário local. No dia seguinte, vida normal.
6h26 da manhã. Lua Crescente. Sol no signo de Câncer. Trigésimo dia de junho, inverno brasileiro. Parque do Ibirapuera, temperatura de 17 graus. Desde o dia primeiro de janeiro percorri 2.093 quilômetros, são cento e noventa e dois dias em vinte e sete semanas de 2009. A média está em 10,9 quilômetros por dia. O acumulado desde 1966 está em 79.410 quilômetros. Uma volta ao redor da Terra tem 39.840 quilômetros pela linha do Equador. Faltam apenas 270 quilômetros para completar duas voltas.
terça-feira, 30 de junho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário