segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Quatro semanas para a São Silvestre

Faltam apenas quatro semanas para a 84ª edição da Corrida Internacional de São Silvestre e você deve programar seu treinamento para chegar em forma para enfrentar os 15 km no dia 31 de dezembro. Como estamos na fase final de preparação (específica), sua atenção deve estar focada na qualidade do seu treino.

Tenha o cuidado de não fazer os treinos de rodagem (trabalho aeróbio) mais rápido do que o planejado (observe sua respiração, que deve estar ritmada e jamais ofegante). Lembre-se de que esses treinos têm como principal objetivo à melhoria da capacidade aeróbia (resistência). É ele que será o responsável por você suportar o ritmo forte e constante por muito tempo, ou seja, completar o percurso da São Silvestre dentro do tempo estipulado pelo seu técnico, e aquele que sua condição física permitir.

Para os treinos de velocidade (trabalho anaeróbio), os cuidados devem ser maiores, uma vez que você estará atingindo seu melhor nível técnico de condicionamento. As pessoas têm uma tendência em realizar os tiros (fartlek, intervalado ou fracionado) mais rápidos do que o necessário. Com isso, você atinge o ápice antes do grande dia. No jargão do atletismo, isso significa “virar o meio-fio”. No momento mais importante, pode não ter forças para um excelente desempenho.

Redobre a atenção em relação aos seguintes itens: horas de sono (o tempo está sendo suficiente para a recuperação?), alimentação (está adequada com o gasto energético?), a hidratação durante os treinos ou mesmo ao longo do dia (tem sido adequada?). Sonolência, tontura, mal-estar e até dores estomacais são alguns dos sintomas sentidos por aqueles que não repõem adequadamente os líquidos.

Observe a cada treino como reage o seu organismo, para poder corrigir caso haja algum erro na preparação. Jamais faça treinos fortes seguidos. Seu organismo necessita de pelo menos 48 horas de recuperação após um treino mais intenso. Se este tempo não for o suficiente, dê um dia a mais. O importante é estar recuperado para o próximo treino. Caso o cansaço persistir, é sinal que possa ter alguma deficiência orgânica, tipo: - princípio de anemia ou alguma verminose procure o mais rápido possível um médico do esporte e relate o acontecimento.

A São Silvestre é realizada em pleno verão: - calor e festas de final de ano. É uma boa oportunidade para fazer todos os exames médicos que foram deixados de lado ao longo do ano. Participe deste grande evento, mas seguro e conciente de que sua saúde esta em perfeitas condições para enfrentar esse desafio. E, depois festejar a chegada de 2009.

Wanderlei de Oliveira
Foto: Léo Shibuya/ZDL

Um comentário:

Unknown disse...

Prezado Wanderlei,
Sou corredor iniciante. Corri a São Silvestre 2008 e gostaria de saber qual é a melhor estratégia para recuperação (pós-corrida) antes de retomar os treinamentos.

Obrigado